Main menu
consulta-infantil
 
A desadaptação e o sofrimento psíquico em idades precoces podem apresentar manifestações variadas, que passam pelo surgimento de perturbações do sono e da alimentação, pela emergência de dificuldades de comportamento e relacionais (baixa tolerância à frustração, não cumprimento de regras e limites, impulsividade, etc.). Estas poderão ser identificadas pelos próprios, pais, professores ou outros técnicos, tendo repercussões ao nível do contexto escolar pela sua infiltração nos processos de aprendizagem, provocando também alterações ao nível do funcionamento familiar. 
 
A Consulta de Psicologia Clínica Infantil, ocorre no encontro entre a criança e o psicólogo, onde através do diálogo simbólico inscrito no desenho, no brincar, procuraremos aceder ao significado das perturbações infantis, os conflitos internos e bloqueios do seu desenvolvimento. As vias de expressão veiculadas pela criança possibilitam a “encenação” de conflitos e das relações familiares representando assim a vivência do seu mundo interno.
adolescente
 
A adolescência é um período de desenvolvimento, marcado por uma enorme conflitualidade psíquica, e que envolve o próprio jovem, a sua relação com os outros e o tipo de estilos relacionais que evidencia. A desadaptação e o sofrimento psíquico neste período podem apresentar manifestações variadas.
Passam não só pela conduta transgressiva mais violenta, mas também pela expressão de medos inexplicáveis ou pelo surgimento de perturbações do sono e da alimentação. Assinalam-se ainda o consumo de drogas, os furtos, a auto  e a heteroagressividade, o insucesso escolar recorrente, perturbações sexuais, estados deansiedade permanente, a depressão e as tentativas de suicídio. 
 
Quando  a escola é confrontada com estas situações, torna-se necessário, em colaboração com os pais, iniciar um processo de avaliação psicológica, que visa aceder à compreensão dos motivos internos e externos da perturbação emocional, cognitiva e/ou social. Isto poderá dar lugar, sempre que se considere necessário e pertinente, a propostas de intervenção do âmbito da Psicologia Clínica.
adulto
 
O pedido de acompanhamento psicológico surge habitualmente fruto de uma vivência de mal-estar ou sofrimento psíquico que encontra variadas formas de expressão ao longo das diferentes etapas de desenvolvimento. Na idade adulta as próprias circunstâncias de vida e as dificuldades vividas ao longo da história de cada pessoa procuram de um novo lugar de expressão e compreensão.
 
A intervenção psicológica com o adulto tem como objetivo possibilitar à pessoa,viver o mais harmoniosamente possível nas suas dimensões, procurando o restabelecimento do equilíbrio interno com o  seu contexto e meio envolvente. As características deste apoio encontram-se dependentes da especificidade de cada caso e consequentemente dos objetivos estabelecidos em cada projeto terapêutico.

Para mais informações deverá entrar em contacto com a Solidarius Vitae.

back to top

Facebook